domingo, 13 de outubro de 2024

Um textinho tímido

Fui uma criança tímida, mas sociável. Com o passar dos anos, fui virando um adolescente um pouco travado, mas de ânimo tranquilo e afável com todos, e só no começo da vida adulta descobri que sou introvertido, o que é bem diferente de ser tímido, pois nunca sofri (muito) ao socializar. Mesmo após essa descoberta, pude me identificar um bocado com um livro que ganhei de uma de minhas pessoas favoritas, o Manual de sobrevivência dos tímidos, de Bruno Maron.

O livro trata de forma divertida como funciona a cabeça de uma pessoa tímida — posto que Bruno se considera uma — e parte para a ação, informando os efeitos colaterais da timidez e dando instruções para fugir da socialização e o que fazer quando ela nos pega pelo colarinho. É um manual, afinal de contas, e tem um texto bem menos verborrágico e derrapante do que o das tiras mais famosas de Bruno, Dinâmica de Bruto, embora esses elementos ainda estejam lá, tímidos.

O texto escrito e as ilustrações são de Maron, e o Manual é o terceiro livro da editora Lote 42, publicado em 2013. Um dos laços curiosos que tenho com esse livro é que um de seus editores, há muito tempo, corrigiu um teste de revisão feito por mim para uma vaga em uma editora grande e me respondeu com extrema gentileza, apontando meus lapsos e elogiando meus acertos. Infelizmente ele se foi precocemente, como muitas das pessoas merecedoras de mais tempo neste mundo. Não consegui a vaga.

Como podemos ver, é um livro que foi bem escrito e ilustrado, bem editado e que deve ser bem lido, e que além de tudo serve de esconderijo em momentos de timidez.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.